sábado, 27 de dezembro de 2008

O prato do ano

Fazia tempo que eu esperava por um Natal assim. Estes últimos dias vivi intensamente, muitas emoções, delícia!
Acordamos no dia 25 sem muita pretensão, a noite anterior tinha sido alegre para cada um de nós, cada qual com sua família, curtindo a festa de natal. Algumas horas de preguiça, um café, um tostex, e os amigos começaram a ligar, claro tínhamos que nos encontrar, festejar este ano tão amigo e festivo que passamos. Primeiro foi o Ali, o dono da receita, ao acaso, tinha comprado os ingredientes exatos para fazer este prato Armênio que ele tinha me ensinado. Enquanto a Ana Paula dava banho na Lali, eu e o Alê dávamos um jeito na casa, Lalita limpa, casa limpa. Dimas, manda cerveja!!!
Chegaram Ali, Ju, Ursa e Pietro, muitas cervejas, MPB no som e começamos a cozinhar. Enquanto eu fazia a salada o Ali preparava a receita do ano junto com a Ana Paula, o Alê tirava fotos e papeávamos. Chegou a Bárbara e claro ficou fazendo o som. Logo ficou pronto o prato, o Alê foi embora! Sniff...Pusemos a mesa e sentamos para comer, depois foram chegando mais amigos que ligavam, ou que ligávamos, Camille, Bibi, Ricardo, Dani, Felipe. Jogamos truco, tranca, dançamos e como bebemos cerveja! Brindes, brindes e mais brindes...Eita galera animada.
Mas agora vou dar a receita do prato que elegemos o melhor do ano, melhor, por vários motivos. Primeiro pelo sabor, depois pelo frescor, também pela facilidade do preparo, desde que o Ali nos apresentou, já fizemos em casa diversas vezes, agora principalmente pela fonte. O Ali é uma amigo que sempre me surpreende com suas receitas deliciosas, a comida dele é permeada de amor e dedicação, ela tem alma e vem do coração, por isso tão deliciosa. Obrigada querido por cozinhar para nós.
Receita:
Farfalle Armênio "não sei o nome original" receita da família Karakas.
Farfalle - 1 cx
Carne moída "usamos patinho" - 500 gr
Azeite para dourar a carne
Sal
Pimenta do reino
Noz moscada
Cebola cortada em cubinhos - 1000 gr
Óleo para fritar a cebola
Açúcar
Molho
Iogurte - 4 potes
Alho espremido- 1/2 cabeça
Dill - 1 ramo picado
Azeite - 50 ml
Sal á gosto
Cozinhar a massa no sal grosso, escorrer e colocar no prato que irá ao forno, fritar bem a carne moída, em um pouco de azeite e temperar com sal, noz moscada e pimenta do reino. Colocar sobre a massa cozida, fritar a cebola até estar dourada, temperar com um pitada de açúcar, escorrer e colocar sobre a carne moída, leve ao forno quente, enquanto isso prepare o molho de iogurte, misturando todos os ingredientes. Acerte o sal, sirva a massa bem quente com o molho frio, Ulalá! Só quem comeu sabe o que é.
Agora estou no Rio, cidade maravilhosa, esperando. Logo chegam aqui em casa, Ali, Ju, Alê, Ursa, Lalita, vamos continuar celebrando 2008 e festejando 2009 que está por vir! Com certeza mais receitas virão também!
Veja aqui a dica do Ali.

Nenhum comentário: