segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Anônimo pediu...

Volta com as receitinhas please!

Vamos lá então:
Sei lá por que não escrevi mais por aqui, acho que foi a ausência de comentários, hihihihi...
Receita boa para começar a semana é renovar a feira, ainda mais em tempos de folia, carnaval = excessos. Preparar o corpo para a maratona carnavalesca pode ser uma boa idéia, então vá a feira e compre muitas frutas, de preferencia frutas com bastante água, aliás abuse de água nesta semana, compre também verduras crocantes e quando for para cozinhá-las cozinhe-as "al dente", evite massas e farinhas refinadas, abuse de grãos e pescados. Pode comer bastante castanhas para dar energia!!! E bom pré-carnaval!


Quibe de abóbora recheado de castanhas brasileiras, coberto com coalhada seca e brotinhos


Rendimento: 20 porções

Ingredientes:

Trigo para quibe – 100g; Abóbora crua – 600g; Sal – ao seu gosto ou uma pitada; Salsinha picada – 1 colher de sopa; Hortelã picada – 2 colheres de sopa; Cebola picada – 1/2 xícara; Alho picado – 1 colher de chá; Suco de limão – 1 colher de sopa; Azeite extra-virgem – 1/2 xícara; Pimenta do reino preta – 1 pitada; Mix de castanhas brasileiras, Pará e cajú – 150g; Coalhada seca - 150g; Mix de brotos - 50g.

Preparo:

Corte a abóbora em pedaços grandes e coloque em uma assadeira, regue com um pouco de azeite e polvilhe com sal, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, asse até ficar bem macio. Retire do forno e descarte as sementes e a casca, amasse com um garfo, junte o trigo e os temperos, experimente o sal e faça bolinhas de tamanhos iguais dividindo a massa em 20 porções, fure as bolinhas com o dedo e coloque as castanhas quebradas dentro, feche e modele como se fosse mini hambúrguer alto. Asse em forno médio a 180°c por 10 min. Retire do forno, coloque uma colherada de coalhada e arrume os brotinhos sobre cada quibe, tempere com um fio de azeite sal e pimenta do reino.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Ultimo Post


A Beleza.

Antes de ontem minha querida avó se foi, foi para um lugar desconhecido mas cheio de esperanças, esperanças que ela mesma cultivava a mais de 50 anos, queria reencontrar meu avô.
Entrei aqui para postar algo em homenagem a ela, minha surpresa foi que o ultimo post era exatamente isso!

A casa da minha avó.

Casa sempre alegre, cheia de vida e muito charme, minha avó adorava receber e apesar que seus recursos fossem sempre sob medida, sua casa era farta, luminosa, florida... Na infância adorava ir para lá, ficar com ela cuidando da casa, costurando e principalmente curtindo o jardim. Fomos boas companheiras de carteados sem fim e quando eu já tinha certa idade dividíamos e saboreávamos o secreto "whisky on the rocks" Foram muitos e muitos momentos felizes que eu passei ao seu lado e isto me faz mais feliz.
Da ultima vez que estive lá, fiquei triste em ver que as orquídeas da arvore estavam absolutamente mortas, fiquei pasma e conclui que junto com ela tinham ficado doentes, ela por sua vez não podia sair da cama para curá-las assim elas se foram. Passei um tempo contemplando aquela cena seca e não tive coragem de fotografar.

O adeus
Foi linda a cerimonia, saímos todos com a mesma sensação: A vida vale a pena! Antes de voltar `a São Paulo passamos na casa da vó, assim como fui dar adeus a ela queria dar adeus a uma parte da minha infância, queria sentir o cheiro daquela casa uma ultima vez, apertar a Maria nos meus braços e agradecer por tudo que fez para minha avó e todo amor que dedicou a ela.
Não resisti, vendo que sobrara uma única orquídea viva na arvore, com todo amor e carinho retirei a orquídea, agradecendo a minha avó por tudo que ela tinha me ensinado a amar na vida levei para casa.

A orquídea em minha arvore...