segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Anônimo pediu...

Volta com as receitinhas please!

Vamos lá então:
Sei lá por que não escrevi mais por aqui, acho que foi a ausência de comentários, hihihihi...
Receita boa para começar a semana é renovar a feira, ainda mais em tempos de folia, carnaval = excessos. Preparar o corpo para a maratona carnavalesca pode ser uma boa idéia, então vá a feira e compre muitas frutas, de preferencia frutas com bastante água, aliás abuse de água nesta semana, compre também verduras crocantes e quando for para cozinhá-las cozinhe-as "al dente", evite massas e farinhas refinadas, abuse de grãos e pescados. Pode comer bastante castanhas para dar energia!!! E bom pré-carnaval!


Quibe de abóbora recheado de castanhas brasileiras, coberto com coalhada seca e brotinhos


Rendimento: 20 porções

Ingredientes:

Trigo para quibe – 100g; Abóbora crua – 600g; Sal – ao seu gosto ou uma pitada; Salsinha picada – 1 colher de sopa; Hortelã picada – 2 colheres de sopa; Cebola picada – 1/2 xícara; Alho picado – 1 colher de chá; Suco de limão – 1 colher de sopa; Azeite extra-virgem – 1/2 xícara; Pimenta do reino preta – 1 pitada; Mix de castanhas brasileiras, Pará e cajú – 150g; Coalhada seca - 150g; Mix de brotos - 50g.

Preparo:

Corte a abóbora em pedaços grandes e coloque em uma assadeira, regue com um pouco de azeite e polvilhe com sal, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, asse até ficar bem macio. Retire do forno e descarte as sementes e a casca, amasse com um garfo, junte o trigo e os temperos, experimente o sal e faça bolinhas de tamanhos iguais dividindo a massa em 20 porções, fure as bolinhas com o dedo e coloque as castanhas quebradas dentro, feche e modele como se fosse mini hambúrguer alto. Asse em forno médio a 180°c por 10 min. Retire do forno, coloque uma colherada de coalhada e arrume os brotinhos sobre cada quibe, tempere com um fio de azeite sal e pimenta do reino.

4 comentários:

Eloisa Vasconcellos disse...

Olá, Lelena, como vai? Vou fazer minha cerimônia de casamento budista em dezembro e o templo que frequento só permite menu vegetariano, com algumas restrições até de tempero. Vi notícias suas recentemente por conta da Stella e fiquei interessada no seu trabalho. Não achei seu e-mail/telefone pela web, por isso, escrevo por aqui. Qual seria o melhor meio para conversarmos a respeito? Desde já obrigada, Eloisa Vasconcellos.

Lelena disse...

Eloisa, obrigada por seu comentário, você pode me enviar um e-mail para lelenacesar@hotmail.com, ai trocamos mais informações e contatos.

Anônimo disse...

Bom dia Lelena,

Deve ficar muito bom, mas tenho uma dúvida. O que é um mix de brotos? Que tipo de brotos?

Obrigada
Marília

Lelena disse...

Oi marília, boa noite,
Brotos são as sementes ainda no momento que esta brotando, quando vira uma muda, este por exemplo leva brotos de agrião, beterraba e trevo, mas nem sempre é fácil encontrar os mais comuns nos mercados são de feijão e alfafa, que eu nem gosto tanto.
Espero ter respondido sua pergunta.
Obrigada por ler e comentar.
Lelena