sábado, 15 de março de 2008

Sexta feira Santa ou santa sexta feira??

Quando sexta-feira é santa, é feriado, então, santa quinta-feira! Estava pensando em fazer um bacalhau lá em casa, fiquei pensando em quantas receitas de bacalhau eu conhecia e quantas eu realmente gostava, e cheguei à seguinte conclusão: Para mim, o melhor bacalhau é a bacalhoada! Tem gosto de infância, tem gosto de brincadeiras no jardim, tem gosto de subir em árvores e brincar de pique esconde. Na Páscoa, a gente juntava todos os primos para brindar (car), eu não entendia muito bem aquele papo de ressurreição, mas lembro bem que adorava! Ovos de chocolate, ai que delícia! Me lembro bem da oração, a homenagem a um moço que ficava na cruz, me sentia grata a ele, pois era um dia tão lindo e tão agradável, que eu agradecia, sem saber bem por quê. Mas acho que a Páscoa é isso! É tempo de renovar e agradecer! Eu continuo agradecendo e preferindo bacalhoada.
Receita:
Em uma panela funda (caldeirão) coloque em camadas primeiro o azeite, depois cebola, tomate, batata (tudo em rodelas), azeitonas portuguesas, pedaços grandes de bacalhau dessalgado, azeite novamente e cubra com folhas de couve, repita o processo mais duas vezes, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo muito baixo por 3 horas. Sirva com arroz branco, um bom azeite português e vinho verde.

2 comentários:

Ana Maria Cesar disse...

Que delicia filha viajar junto com vc nesta viagem ao passado..Que delicia! Vamos fazer uma bacalhoada este ano aqui em casa no Rio? Sentir todo esse carinho e vibração de vida!!!!

Ana Cláudia disse...

Oi, Lelena!

Obrigada por visitar o blog O Futuro do Presente. Fico muito feliz quando encontro pessoas como você que está atenta aos absurdos que acontecem no nosso dia a dia.
Não é todo mundo que toma uma atitude. Nos acomodamos, nos acostumamos, nos calamos.

Lá no blog, as pessoas que participam, não são convidadas, todas se identificaram com a proposta e se ofereceram para participar. Mas gostaria de abrir uma excessão e te fazer um convite:
Você gostaria de fazer parte do nosso grupo postando uma vez por mês uma receita saudável, fácil de fazer e que as crianças adorem!
O que você acha?

Eu adoraria que você topasse.
Beijos,

Ana Cláudia Bessa.