domingo, 8 de fevereiro de 2009

Um programa imperdível


Chegar ao Mercado da Cantareira e ser recebida pelo Mané na Casa Irmãos Borges é sensacional, o cara é uma simpatia, fala com todo mundo, brinca, cativa todas as pessoas que passam em frente de seu box... Sempre que chego lá ele me recebe com uma latinha de Skol e fica contando causos e receitas de família, ele é uma espécie de meu consultor, pergunto tudo, peço a ele que me venda aquele bacalhau ou a melhor opção de azeite, o funghi de melhor custo benefício, o queijo que está especialmente bom, enfim, sempre o Mané tem uma carta na manga e um preço amigo. Quando comecei a frequentar o Mercadão, à 15 anos atrás, andava por todos os corredores em busca de melhores preços e produtos, naquela época eu era crua e precisava encontrar bons fornecedores, eu rodava, rodava e acabava sempre naquele box cheio de simpatia, foi o Mané e é até hoje, que me deu as dicas de melhores opções de carnes, peixes, aves, iguarias, temperos e etc.

Na vida aprendi que as parcerias são sempre lucrativas, estabeleci uma relação de fidelidade com meus colegas de lá e raramente mudo o circuito, sempre compro a farinha de mandioca amarela no mesmo box, a carne , o peixe, as ervas . Por isso tenho certeza que nestes lugares que frequento estou tendo o melhor produto, pelo melhor preço.

Ontem estive lá em busca de inspiração para um novo cardápio que estou desenvolvendo, o Alessandro foi comigo e amou! Chegamos como de costume pelo Box do Mané, assim que ele nos viu mandou buscar três latinhas, ficamos lá papeando e falando sobre receitas de bacalhau, comendo queijo temperado com azeite e pimenta de biquinho , rindo muito... Fiz as compras que queria no Borges e fomos comer ostras na peixaria ao lado, em pé no balcão, de onde podíamos ver os peixes sendo limpos e levados por muitos clientes que ali passavam. Comemos um par, depois outro e outro... um clima de romance no ar, sedução e paixão, ali , em pé na peixaria, o cenário de vitrais coloridos e um balde com uma champanhe passando por dentro do balcão de peixes. Nós embriagados com aquela tarde de sábado no mercado.

Compramos uma dúzia daquelas ostras gordas e frescas de Santa Catarina, sardinhas portuguesas, carne de siri catado e lulas frescas, voltamos no Borges para buscar nossas compras e partimos para casa. Chegando em casa felizes com as compras, ficamos cozinhando bebendo cerveja e ouvindo música, fiz as cabeças das lulas confitadas em azeite , alho e páprica, fiz uns alhos assados, e lulas à doré, abrimos as ostras e chamamos o Ali e Ju para nos acompanhar. Foi uma tarde chuvosa e agradável. Só que não vou dar receita de nenhuma destas coisas que fiz ontem , mas da sardinha na Brasa que vou fazer.

Sardinha na Brasa


Sardinha portuguesa

Sal grosso moído na hora

Azeite

Salsinha picada

Cebola roxa laminada

Cubinhos de tomate

Em uma churrasqueira, com brasa forte e constante, coloque as sardinhas, já lavadas e temperadas com sal grosso, deixe por dois minutos de um lado e vire , deixe mais 2 minutos e sirva imediatamente, com limão, cebola, azeite e tomatinhos ou como preferir.




Casa Irmãos Borges
Mercado Municipal de São Paulo
Rua da Cantareira, 306 - rua B - Box 03

Nenhum comentário: